domingo, 10 de junho de 2012

Alemanha 1 x 0 Portugal: Análise ao onze

Rui Patrício - À altura. Boa defesa ao primeiro cabeceamento do Gomez, impossível replicar no segundo.

João Pereira - Bom jogo, a anular Podolski. O bombardeiro só lhe fugiu uma vez, no único erro grave que teve. De resto, nada a apontar senão a falta de centímetros no golo alemão...

Pepe - Jogo em cheio do sub-capitão. Imperial a defender, bom a lançar jogo e ainda teve a melhor oportunidade do encontro nos pés, que lhe viu ser negada pela barra com muito azar.

Bruno Alves - Grande jogo do gladiador, imperial no jogo aéreo mesmo quando os adversários se chamam Gomez e Muller, impressionante estampa física e jogo aéreo. Está em grande.

Fábio Coentrão - Melhor em campo. Defendeu, compensou, atacou, teve nos pés uma oportunidade que acabou interceptada e foi fundamentalmente o motor de arranque do nosso ataque. Acabou esgotado e com um amarelo, mas em grande.

Miguel Veloso - Acaba por fazer um bom jogo, mas nunca foi essa a dúvida. A questão não é a qualidade de Veloso, mas a forma como as suas características obrigam Moutinho e principalmente Meireles a ficarem a guardar-lhe as costas, perdendo-se a capacidade de posse de bola de ambos em terrenos mais adiantados, bem como a meia-distância de Meireles. A meu ver, não devia estar neste onze, não por falta de qualidade mas porque infelizmente desequilibra a equipa.

Moutinho - Jogo sofrido, muito massacrado, mas acabou sempre por levar a água ao moinho como se lhe pede. Tacticamente responsável, pena não poder aparecer mais à frente a promover a posse de bola como tão bem faz.

Meireles - Aquém do que sabe, mas acaba por fazer um jogo coerente. Entrou nervoso, acabou por se soltar mas teve que se manter em terrenos recuados a guardar as costas do meio-campo. É uma pena, porque sabe bem pisar terrenos mais próximos da área.

Nani - Acordou tarde, foi preciso entrar Varela a pisar os seus terrenos para o soltar da marcação de Lahm. Quando o fez, apareceu o melhor Portugal, que precisa de um Nani a 100% como não esteve ontem.

Ronaldo - Continua a saga Ronaldo. Tanto quer resolver que acaba por não resolver nada, e tornar-se individualista. Honestamente, dele só espero que resolva numa ou outra jogada individual, porque em termos de jogo de equipa está verdadeiramente ao lado do que se lhe pede... 

Postiga - Jogo ingrato para Postiga. Se há jogo onde o caxineiro pode tirar vantagem, ontem nunca seria um desses jogos, já que não tem estampa, não tem jogo aéreo, nem tão pouco o controlo de bola para jogar em cunha. Paulo Bento devia saber disso melhor que ninguém...

Nelson Oliveira - Entrou nervoso, o que é de todo compreensível. Acaba por se soltar e fazer um grande controlo de bola dentro da área e uma assistência soberba para Varela, que desperdiça a última oportunidade. Merece minutos.

Varela - Entrou bem no jogo, libertando Nani da marcação de Lahm e promovendo as trocas de bola rápidas. Acaba por falhar no lance crucial, mostrando que a calma e a classe não são exactamente o seu forte, ele que é um homem de trabalho e velocidade. Positivo, ainda assim.


(T) Paulo Bento - Muito grave a leitura do meio-campo. Acaba por lançar Veloso, o que desactiva o meio-campo português. Mal também a inclusão de Postiga. Acaba por ler bem o jogo, mas muito tarde. Devia ter lançado a irreverência de Quaresma perto do final. 




Sem comentários: