quarta-feira, 11 de março de 2009

Phalasolo



Da maneira que as finanças - neste caso o poder de compra - deste país anda, acho que não há um único gajo com menos de 25 anos que não 'compre' música sem pagar, na internet.

É real, é recorrente, e é...Bem-feito. Para as editoras, que segundo consta ficam com cerca de 85% do valor final do disco. Por muito que se aprecie, respeite, e não se queira roubar o artista, há que ver que dar cerca de 5% do Salário Mínimo Nacional (ou o mesmo percentil do Rendimento Social de Inserção, para os milhares de parasitas) por um disco nos dias que correm, é uma loucura - a não ser que se goste mesmo muito.

Pois bem, é sempre de dar valor a iniciativas inovadoras neste sentido: tome-se por exemplo os lendários Radiohead, que disponibilizaram o seu disco In Rainbows (que lhes levou 2 anos de estúdio) na Internet para que os fãs fizessem download e decidissem qual o preço a pagar pelo álbum, fossem 20, 10, 2 dólares ou mesmo rigorosamente nada.

A exemplo, surge New Max (dos Expensive Soul) com o seu álbum a solo intitulado Phalasolo - nada mau, por sinal- para download livre na internet, e ao qual o músico chamou de "prenda para os fãs", considerando ainda à boca cheia que ele próprio "saca" música da net. Agora digam-me, não dá até vontade de pagar uns euros?

O álbum é interessante, mistura as influências de vários estilos musicais, podendo encontrar-se toques do indispensável hiphop e funk (não o bafiento actual que insistem em chamar de funk, mas sim o antigo), passando pelo "seu" soul e trazendo ainda umas guitarradas de brinde...Confuso?Não esteja, é criatividade pura.

Podem fazer o download no link que vos deixo, totalmente grátis (e legal!). Enjoy!

Download: http://www.phalasolo.com

4 comentários:

Anónimo disse...

O preço exagerado dos cds faz com que os downloads ilegais sejam cada vez mais frequentes e lógicos. O verdadeiro lucro dos artistas está sim nos concertos ao vivo e vale bem mais a pena pagar por um bom concerto, no caso de ser um artista da nosso preferência pagamos sem nos arrependermos e estámos a pagar pelo trabalho do artista em si e não a uma editora qualquer. O que serve de agradecimento ao artista pelo trabalho e não ser roubado pela editora como acontece hoje em dia.
Será que se os cds custassem um preço mínimo os downloads não baixariam em grande quantidade??

delarocha disse...

É exactamente isso que tento transmitir. ;)

ana disse...

Não podia estar mais de acordo!
Vrigada pelo link ;)

Daniel Moutinho disse...

Pessoalmente não gosto muito da música, mas fica a iniciativa, grande Max!